terça-feira, 26 de abril de 2011

Prouni Municipal

O Programa Universidade para Todos (Prouni), elaborado e implantado durante o governo Lula, tem sido uma das principais bandeiras da juventude desta geração e fundamental para a inclusão social através do acesso ao Ensino Superior, o que seria improvável, já que a Universidade Pública não oferece vagas suficientes e forma de acesso não contempla os jovens oriundos de escola pública e que ainda precisam conciliar trabalho - estudo e, o preço da mensalidade nas Instituições Privadas não é algo possível para quem tem baixa renda [outro critério para ser contemplado no Prouni].

De acordo com relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que analisou percentual de graduados na faixa etária de 24 a 64 anos em 36 países, o Brasil ocupa a última posição (dados de 2008) com apenas 11% de brasileiros portadores de diploma universitário, bem menos que a metade da média entre as 36 nações, que é de 28%.

Obviamente as bolsas oferecidas pelo Prouni não são suficientes para mudar em curto prazo esta realidade que evidencia um atraso na formação superior, nem é suficiente para atender a demanda existente no país.

Por isso, cidades do Brasil inteiro encontraram no Programa do Governo Federal inspiração para criar seu programa de concessão de bolsas de estudo, viabilizando ampliação do número de estudantes nas Universidades Privadas, temos o exemplo bem próximo que é a cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, que instituiu o PROMUNI em 2007.

Felizmente o Plano Municipal de Educação aprovado em 2009 também prevê a implementação do Prouni de Salvador, mas, infelizmente o Programa encontra imensa dificuldade de sair do papel. E é essa a batalha que a vereadora Vânia Galvão (PT/SSA) encampa e apresenta para os soteropolitanos, sobretudo os estudantes que estão prestes a sair do ensino médio, e os universitários que buscam uma forma de garantir permanência em seus cursos. A batalha de garantir que a Prefeitura de Salvador faça o Prouni Municipal acontecer.

Entenda a proposta, contribua para aperfeiçoá-la, participe da Audiência Pública no dia 3 de maio de 2011, às 9h, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário