sexta-feira, 29 de abril de 2011

O casamento real: £5 mi ou R$ 13.158.000

Mil e novecentos convidados presentes na abadia, algo em torno de um milhão de espectadores nas ruas de Londres, e cerca de dois bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo estiveram atentas para o espetacular casamento do príncipe William e Kate Middleton.

Interessantes os números de pessoas a assistir a celebração patrocinada pela monarquia britânica, mas queremos aqui destacar o custo para realizar o espetáculo deste dia 29 de abril de 2011.

£5.000.000 (5 milhões de libras esterlinas) ou R$ 13.158.000 (treze milhões e cento e cinquenta e oito mil reais) é o valor que se estima ter sido gasto para garantir a realização da cerimônia.

Todo investimento, luxo e beleza do acontecimento traz mais uma vez à tona a reflexão sobre o regime político que reserva, de forma hereditária, o controle de toda uma nação por uma família, a famosa monarquia.

É como uma espécie de marketing. A família real gasta com o casamento e em troca a Inglaterra receberá cerca de 1,35 bilhões de reais com turismo, alimentação, hospedagem, produtos comemorativos, etc. O fato é que quem banca todo luxo e bancou a extravagante cerimonia de casamento é o povo inglês, com seus impostos, mas se eles não se importam... bola pra frente.

Sabemos que a Inglaterra passa por uma grande crise, mas a tradição diz que um casamento, ou qualquer evento real precisa esbanjar dinheiro e riqueza. E o pior que nada disso vai mudar, a educação vai continuar precária, a saúde continuará prejudicada e as máquinas ainda vão continuar a causar uma grande massa de desempregos. O fato é que todos pagam, mas só alguns se beneficiam.

Jabes Soares e Victor Salles

2 comentários: