segunda-feira, 21 de março de 2011

O Partido Social Democrata e sua composição na Bahia

A se confirmar o desenho de partido reunido no último domingo, dia 20, o Partido Social Democrata (PSD) pode nascer como o segundo maior em bancada federal e estadual na Bahia.


Definido como “um partido do povo, para o povo” pelo seu “idealizador” e principal articulador, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab em lançamento oficial realizado no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, na capital soteropolitana, o PSD pode contar com figuras como o vice-governador baiano Otto Alencar e o comunista deputado Edson Pimenta.

Como destaca o jornal A Tarde desta segunda, o PSD contaria já no lançamento com os deputados federais José Carlos Araújo (PDT), Paulo Magalhães (DEM), Jânio Natal (PRP), Fernando Torres (DEM) e Edson Pimenta (PCdoB). Além dos estaduais Ivana bastos (PMDB), Maria Luiza Láudano (PTdoB), Gildásio Penedo (PMDB), Angelo Coronel (PP), Rogério Andrade (DEM), Adolfo Menezes (PRP), Alan Sanches (PMDB), Timóteo Brito (PMDB). Sem contar o vice-governador Otto Alencar e os prefeitos, o PSD já se estabeleceria como o segundo maior  partido da Bahia em representação nos legislativos Federal e Estadual, somando 5 federais e 8 estaduais.

Sendo assim, os partidos que mais perderiam parlamentares seriam PMDB, com a saída de 3 estaduais, e DEM com a perda de 2 federais e 1 estadual. Talvez seja essa a preocupação do deputado ACM Neto e o que o levou a chamar de “adesistas” aqueles que pretendem ingressar no novo partido. Em entrevista ao Bahia Notícias, o líder do DEM na Câmara Federal diz preferir manter a coerência, ao comentar a ida de prefeitos e demais lideranças ao partido que surge com a inclinação para a base de sustentação do governo Wagner. Clique aqui pra ler a íntegra da entrevista de ACM NETO ao BN. Já o ex-ministro Geddel Vieira Lima mostra naturalidade ao comentar em seu twitter a ida três deputados PMDBistas para o PSD de Kassab:

Jabes Soares (@jabessoares): @geddel_ dos oito dep. estaduais q ensaiam filiação ao PSD, 3 são do PMDB. Como vê isso?

Geddel Vieira Lima  ( @geddel_): @jabessoares com a naturalidade de quem conhece a natureza humana


A expectativa é para saber se haverá tempo hábil para o PSD recolher as assinaturas e cumprir o prazo jurídico para disputar as eleições de 2012 e, também, como se dará sua participação na capital baiana. 

Se há algo positivo neste assunto, sem dúvida é para a base de sustentação do governo Wagner, que ganha numericamente, porém, o que há de se extrair ideologicamente das figuras aqui citadas, é questão para se analisar.

O que este blog tem certeza é que tal partido embolaria ainda mais o meio de campo para a sucessão do atual prefeito de Salvador, visto que “figurões” do PP - partido do secretário da Casa Civil de João Henrique, João Leão - ingressam no PSD e podem pleitear candidatura própria, ou, quem sabe, defender apoio do PSD ao candidato do PT.

Jabes Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário