domingo, 27 de março de 2011

E essa tal humanidade....

Encontrei essa imagem (um policial usando spay de pimenta em uma criança no Rio) em uma das redes socias com atualizações frenéticas e de forma diversa e me coloquei a reflexionar esse caso em especial e expandir a imagem para uma análise social mais ampla.

Me aprofundando, buscando a raiz de atitudes como esta, me deparo com o conceito de coisificação das relações sociais, por Marx, num processo de desumanização dos indivíduos que integram e se alienam na engrenagem do capitalismo.

Considerando o capitalismo o tal sistema sócio econômico que tem como base principal a alienação do trabalho, considera-se também a ampliação dos efeitos dessa separação do ser humano trabalhador de sua "essência" e as consequências disso em toda a estrutura que sustenta esse sistema.
Como assim?

As características observadas no modo de produção capitalista não têm fim em sim mesmo, a gravidade é ainda maior pois outras instâncias sociais são contaminadas com a tal desumanização, afetando a educação, política, cultura, religião, e tantos outros fatores que compoem a personalidade da sociedade.

Resumindo grosseiramente e relacionando com o motivo da abordagem (a foto), a coisificaçao humana é observada em atitudes perversas como essa ou de um motorista que atropelou dezenas de ciclistas em Porto Alegre ou incontáveis outos exemplos em nossa sociedade em que o sucesso de uma economia é julgado pelo volume de sua produção e não pela maneira que está e direcionada, em que um celular é motivo para um assasinato, em que você é julgado inicialmente pela maneira como se veste, ou por seu poder financeiro...


Para não fugir muito do órbita do assunto me pertmito concluir com um questionamento que sintetiza tudo isso.

Posso chamar de humana ou racional uma atitude "legitimada" por uma hierarquia social, falsamente definida por um sistema cruel em sua essência?

Se isso é ser humano e racional eu não sei o que sou!

Um comentário:

  1. Imagem forte! Boa reflexão!
    Lamentável o ponto ao que os seres humanos são levados... mais valor há nos bens materiais do que nas crianças abandonadas, por exemplo.

    ResponderExcluir