quarta-feira, 23 de março de 2011

Lula e o almoço oferecido a Obama

De tanto a mídia repercutir a ausência do ex-presidente Lula no almoço oferecido pela presidente Dilma a Barack Obama, e após a publicação da entrevista do presidente de honra do PT à Folha de S. Paulo, decidimos dizer: foi, sim, acertada a decisão de ex-presidente.

Com toda sua popularidade, e por até pouco tempo atrás ser o principal alvo da imprensa brasileira, Luis Inácio ofuscaria pelo menos um dos dois presidentes. Como a visita já passou, e todos nós tivemos a oportunidade de perceber como a grande mídia [sobretudo a Rede Globo] se comportou, concluimos que não se faria qualquer esforço para destacar nossa presidente Dilma.

Lula acertou em não ter ido e, acertou também quando falou que o momento era importante para Dilma.

Abaixo a entrevista.

Folha – Por que o senhor recusou o convite da presidente Dilma Rousseff?
Lula - Veja, eu saí do governo há dois meses só.

Folha - Mas era apenas um almoço.
Lula - Todos os outros ex-presidentes brasileiros foram.
Todos os outros ex-presidentes foram porque eles saíram do governo faz tempo. É diferente. Então eu acho que a visita do Obama ao Brasil… não pelo que ele anunciou porque… [bate as mãos uma na outra para mostrar que Obama, em sua opinião, não assinou nada de extraordinário na visita que fez ao país]. Mas pela visita, pelo simbolismo da visita dele ao Brasil, à Dilma, era um momento muito importante para ela, eu não deveria, eu poderia atrapalhar.

Folha - Não foi então uma tomada de posição?
Lula - Não. Veja, eu fui presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. E depois que eu saí, os presidentes que me sucederam podem testemunhar -nem todos estão aqui, mas o Vicentinho [o deputado Vicente Paulo da Silva, que estava na homenagem a Lula] está aí, você pode falar com ele -eu participava do movimento, mas eu não aparecia em assembleias, eu achava que tinha que me retirar.

Folha - O senhor sempre disse que ministro seu que tirasse os sapatos em aeroporto dos EUA para ser revistado, como fez um chanceler do governo FHC, deixaria de ser ministro. E agora nós vimos ministros do governo Dilma sendo revistados pela segurança em território brasileiro.
Lula - A segurança americana exagerou.

Folha - Mas o senhor os demitiria?
Lula - Eu acho que foi um exagero, um exagero.

Por: Folha de S. Paulo

2 comentários:

  1. Na verdade a presença de Lula ia ofuscar ainda mais a presença do OBAMA, pois para mim a grande estrela da visita dele foi a simpatia da primeira dama Michele. Agora chega de Obama, ele já foi tarde.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Selma. E concordo com vc, chega de Obama!

    ResponderExcluir