segunda-feira, 4 de junho de 2012

Programa Jovens Baianos completa sete anos





Por Jabes Soares

Com o objetivo de executar ações integradas para a promoção do desenvolvimento dos jovens, com oportunidades de acesso e permanência na escola, foi criado em 03 de junho de 2005, através da Lei nº 9.511, o Programa Jovens Baianos, no  âmbito da extinta Secretaria de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais – Secomp, hoje Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – Sedes. Justamente quando comemora sete anos, o Programa é presenteado com a assinatura de quatro novos convênios, realizada em evento com a presença da secretária interina da Sedes, Mara Moraes, no último dia 24 de maio, beneficiando 1.750 jovens por meio de qualificação profissional em quatro áreas:  construção civil, tecnologia e produção, arte e tecnologia áudio-visual, arte e tecnologia musical. Os municípios a serem atendidos são: Salvador, Irecê e Senhor do Bonfim, além dos municípios circunvizinhos.

Jovens Baianos

Voltado para a inclusão sócioprodutiva e o desenvolvimento comunitário com práticas de cunho pedagógico, social, cultural, recreativo e esportivo, nas escolas e nas instituições sociais, a partir de 2007 o Programa Jovens Baianos passou por reformulação e, desde então, tem reforçado as ações de inclusão através de investimentos expressivos em preparação dos jovens para o mercado de Trabalho. Neste período, o Programa beneficiou cerca de 12.000 jovens em Salvador e nos municípios de Irecê, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Itamaraju, Mucuri , Teixeira De Freitas , Alcobaça , Prado, Itabela, Itanhém e Jucuruçu.

Entre as principais ações do Programa destacam-se projetos como: Educar para Construir, de preparação para o mundo da Construção Civil; Herdeiros da Terra, de preparação para jovens do meio rural; Rede TV Jovem, de preparação para o meio da Tecnologia Audiovisual; Pracatum Escola de Música, que aborda a Tecnologia Musical; Juventude Pataxó, que beneficiou 300 jovens indígenas da Costa do Descobrimento, dentre outros. O mais recente avanço conquistado, e sem dúvidas um dos mais importantes, foi o lançamento da seleção pública, via edital, para escolha dos projetos sociais, através dos mesmos mecanismos adotados em leis de incentivo, que beneficiarão 1.750 jovens.

É importante destacar que o Programa Jovens Baianos está inserindo no Programa Trilha – Juventude Baiana no Caminho do Trabalho, que tem seu Comitê Gestor sediado na Coordenação de Juventude do Governo da Bahia – COJUVE, e é também conhecido como Trilha Sedes.  Sete anos do Programa Jovens Baianos, sete anos do primeiro Programa do governo do Estado da Bahia para a juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário