sexta-feira, 24 de junho de 2011

Além da Sala de Aula: dica de filme


Assiti um bom filme nesse feriado e queria dividir com vocês, leitores do Soteropolitica.

"Além da Sala de Aula" ou "Além do Quadro Negro" é um filme protagonizado pela atriz canadense Emily VanCamp, que traz a história de uma jovem professora que logo no início de sua carreira enfrenta uma experência que exige além de habilidade, muito amor e dedicação.

A professora Stacey Bess, mãe de duas crianças e que pouco depois de começar a dar aula descobre estar novamente grávida, encara a vaga de professora temporária da escola de abrigo, que é, na verdade, uma sala de aula improvisada para para atender crianças sem lar, que são impedidas de se matricularem na escola regular.

Crianças com fome e com idades diferentes, falta de livros, de mesas e demais materias básicos, barulho de trem e condições insalubres são dificuldades enfrentadas pela professora, além das diversas tentativas em sensibilizar uma autoridade para a necessidade de intervenção.

Obviamente não é com ações independentes como a da professora desse filme que a situação da educação básica será revertida, mas é impossível não aprovar a sua atitude. E quase impossível também, não refletir sobre a situação de muitas crianças no nosso País, sobre as escolas em condição semelhante à da "escola de abrigo". Quantas crianças estudam em escolas pequenas, escolas de lata... e outras tantas que vão à escola sem qualquer tipo de alimentação?

Indico o filme.

Um comentário:

  1. eu estou ouvindo falar a dias deste filme, sou professora e agora necessito saber onde eu poedria alugar ou comprar este filme, alguem me ajudaria?? agradeço desde ja :D

    ResponderExcluir