quarta-feira, 11 de maio de 2011

30 anos da morte de Bob Marley


Robert Nesta Marley, conhecido mundialmente como Bob Marley, nasceu na vila Nine Mile na Jamaica, no dia 6 de fevereiro de 1945 e foi o cantor de reggae mais conhecido até então.

Foi pai de doze filhos, sendo dois adotados, e casou-se com Rita Marley. Era guitarrista e compositor, além de cantor.

Por divulgar em suas músicas a religião rastafári, da qual era adepto, Bob também foi conhecido como “Charles Wesley dos rastafáris”. Bob chegou a ser batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.

As dificuldades enfrentadas na juventude levaram o cantor jamaicano a desenvolver personalidade e ponto de vista, presentes em suas músicas, que expressavam críticas aos problemas sociais.

Grande defensor da maconha, usava a cannabis em sentido espiritual, mesmo com o fato de ela não ser aceita em consenso pela sua religião. No seu álbum de estreia (Catch a Fire, 1973), Bob aparece fumando um cigarro de maconha e a menciona em muitas de suas músicas.

Bob Marley fez parte do grupo de reggae The Wailers, que também teve como integrantes os músicos Bunny Wailer e Peter Tosh. Recebeu vários prêmios, entre eles Ordem ao Mérito Jamaicana, e vendeu aproximadamente 250 milhões de álbuns.

Vítima de câncer, Bob morreu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos, e teve funeral digno de chefes de estado.

Dentre as homenagens aos 30 anos da morte de Robert Nesta Marley, destacamos a Sessão Especial “Dia do Reggae” a ser realizada pela vereadora Marta Rodrigues (PT/SSA), nesta quarta-feira (11), às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Salvador. Dia do Reggae! Dia de lembrar Bob Marley!

Nenhum comentário:

Postar um comentário