terça-feira, 29 de março de 2011
Zé Dirceu em ciclo de formação política da Juventude do PT/BA
domingo, 27 de março de 2011
E essa tal humanidade....
quinta-feira, 24 de março de 2011
Primeira base da UPP em Salvador
O jornal A Tarde do hoje traz matéria especial sobre o tema, destacando o fato do Calabar não ser dos primeiros bairros em índices de ocorrências policiais, sendo antecedido pelo Subúrbio Ferroviário, Tancredo Neves e Nordeste. Isso não significa que não mereça a atenção, afinal quando comparado o numero populacional das comunidades citadas com as ocorrências policiais, percebemos a realidade.
Esperamos que os acertos das UPPs no Rio de Janeiro se repitam em Salvador e que tal ação possibilite inauguração de novo momento na relação do Estado com as comunidades de nossa cidade.
Jabes Soares
A Hora do Planeta em Salvador
Ato simbólico mundial com o objetivo de chamar a atenção para o aquecimento global, A Hora do Planeta, idealizada pela Rede WWF [organização não governamental internacional de conservação da natureza, com sede na Suiça], acontecerá no próximo sábado, dia 26 de março.
Para a programação oficial, pede-se que todos e todas apaguem as luzes por uma hora das 20h30 às 21h30, horário de Brasilia.
Em Salvador, o ato será realizado no Farol da Barra, e contará com Luau e apresentações culturais. A programação terá início às 20h30.
Apoiamos e aplaudimos o evento!
quarta-feira, 23 de março de 2011
Lula e o almoço oferecido a Obama
Por: Folha de S. Paulo
terça-feira, 22 de março de 2011
Racismo ainda consegue surpreender
Deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) |
Não seria de se espantar, já que vem de membro de partido político arquirival do sistema de cotas. Mas, como se trata de homem público, cabe dizer que ele teria a obrigação de saber quem é Joaquim Barbosa. Onde Vossa Excelência estava, deputado Júlio Campos, quando o ministro Joaquim Barbosa falou o que Gilmar Mendes precisava ouvir?
Em quatro anos, 9.715 são presos pela Lei Maria da Penha
Parabéns ao Projeto Educar para Construir
A ação é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio do Programa Jovens Baianos, com a ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM). No valor de R$120 mil, o prêmio viabilizará a criação de duas turmas que serão formadas profissionalmente na área administrativa voltada para a construção civil. Os beneficiados do projeto são jovens, com idade de 16 a 24 anos, matriculados na rede pública e oriundos de famílias atendidas pelo programa Bolsa Família. Eles também ganham uma bolsa como ajuda de custo.
“É fundamental criar iniciativas que levem em conta os jovens em situação de vulnerabilidade social e que almejam mudança nas suas vidas”, afirma o secretário Carlos Brasileiro. Para ele, o prêmio – o terceiro recebido pelo projeto em quatro anos de atividade – confirma a excelência do trabalho e os resultados obtidos.
Segundo o coordenador do Programa Jovens Baianos, Glauco Chalegre, atualmente 400 jovens participam do ‘Educar para Construir’. O ciclo de qualificação dura um ano. São cinco meses voltados para capacitação teórica e sete reservados à experiência prática em empresas. Os jovens entre 18 e 24 anos são qualificados nas áreas de pedreiro, pintura, elétrica, hidráulica, carpintaria, almoxarife e desenho AutoCad. Para os que têm idade de 16 a 17 anos, a ação é focada em práticas esportivas.
segunda-feira, 21 de março de 2011
"Diga-me com quem tu andas, eu direi quem tu és"
Tânia Palma é nova ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia
"Ordem" de bombardeio à Líbia em terras brasileiras
Desde sábado, não há mais como esconder o óbvio: "zona de exclusão aérea" é eufemismo puro, o que as potências desenvolvidas querem - EUA à frente - é bombardear a Líbia. O presidente Muamar Kaddhafi anunciou, na 6ª feira mesmo, haver adotado o cessar-fogo e até pediu uma comissão internacional para fiscalizar a medida.
O que vimos? EUA e potências não quiseram nem saber. Despejaram bombas e mísseis na Líbia - 110 mísseis só no sábado, nas primeiras horas do ataque desfechado por EUA, França, Inglaterra, Itália e Canadá. Ontem (domingo), Kaddhafi garantiu que adotava novo cessar fogo. Que nada, sem inspeção externa ou destes próprios aliados, eles continuam despejando bombas por mar e ar na Líbia.
Obama interrompe reunião com Dilma para ordenar bombardeio
Aliás, o presidente dos EUA, Barack Obama autorizou o início dos bombardeios - decididos há muito tempo, independente do que Kaddhafi fizesse - exatamente no momento em que tinha a única audiência reservada de uma hora com a presidenta Dilma Rousseff e recebeu um bilhete de sua assessoria.
A secretária de Estado, Hillary Clinton, em Paris, ao lado de governantes da França, Inglaterra, Itália e Canadá animava o circo. Obama pediu um minuto à presidenta brasileira e na volta disse que autorizara o bombardeio da Líbia.
O resultado é trágico: a morte de civis. A ponto de a Liga Árabe - integrante da coalizão de países aliados - protestar. Algo mais ou menos na linha "êpa, a morte de civis não estava no combinado..."
Direitos humanos no Bahrein, Iêmen e Síria, como ficam?
Vale lembrar que o Bahrein continua invadido; o Iêmen rebelado e reprimido; e na Síria, 10 mil manifestantes protestaram no sepultamento dos 5 rebeldes mortos num ato da semana passada, numa cidade a 100 km de Damasco.
Assim, e a propósito: o Conselho de Segurança, EUA e aliados vão aprovar "zona de exclusão aérea" para proteger os direitos humanos da oposição e da população civil no Bahrein, no Iêmen e na Síria?
O Partido Social Democrata e sua composição na Bahia
Definido como “um partido do povo, para o povo” pelo seu “idealizador” e principal articulador, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab em lançamento oficial realizado no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, na capital soteropolitana, o PSD pode contar com figuras como o vice-governador baiano Otto Alencar e o comunista deputado Edson Pimenta.