segunda-feira, 25 de junho de 2012

Programa Jovens Baianos oferece novas vagas


Estão abertas inscrições para os cursos profissionalizantes do programa Jovens Baianos nas áreas de construção civil; arte e tecnologia áudio-visuais; arte e tecnologia musical e tecnologia e produção. São 1.750 vagas voltadas para formação de jovens de 16 a 24 anos que estejam estudando na rede pública de ensino e inscritos no CADÚNICO, cadastro dos programas sociais do governo federal.
 
Os cursos serão oferecidos por quatro instituições nos municípios de Salvador e região metropolitana, além das regiões de Irecê e Senhor do Bonfim e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 13 de julho. O processo seletivo irá priorizar o atendimento de jovens egressos do Projovem Adolescente e beneficiários do Programa Bolsa Família, além de atender a jovens que se encontram em liberdade assistida, prestação de serviço à comunidade e internos da FUNDAC. 
 
Para realizar inscrição os jovens devem se dirigir diretamente as instituições (ver lista abaixo) dentro dos períodos especificados, portando cópia do documento de identidade e CPF, comprovante de residência e de frequência escolar, duas fotos (3x4) e cartão de inscrição do programa social que fazem parte (Bolsa Família, Tarifa Social, Minha Casa, Minha Vida, etc.).

PROJETO EDUCAR PARA CONSTRUIR
Cursos: Pedreiro, Pintor, Encanador, Eletricista, Almoxarifado e Carpinteiro;
Vagas: 450 em Salvador;
Período: de 18/06 a 13/07
CONTATO: COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E MORADA HUMANA – CDM, Tel.: 3401-0241.
Locais de Inscrição:
1. CEDEP – Rua Jaime Vieira Lima, s/n – Novos Alagados – 3398-0654;
2. Sede do Conselho de Moradores do Bairro da Paz – Rua Nossa Senhora da Paz, nº 59 – Bairro da Paz – 3367-1013;
3. Espaço Cultural Alagados – Rua Direta do Uruguai, s/n – Rua Direta do Uruguai – 3398-0654.

PROJETO REDE TV JOVEM
CURSOS: Roteiro, Edição, Fotografia, Técnica de Áudio, Produção para TV e Vídeo, Interpretação, Direção e Figurino.
VAGAS: 400 – 200 em Salvador – 100 em Irecê – 100 em Senhor do Bonfim;
PERÍODO: 03 a 13/07
CONTATO: ONG AÇÃO PELA CIDADANIA: 3419-2068/ 8846-5182
LOCAL DE INSCRIÇÃO
Salvador - Rua das Laranjeiras, nº 16 – Pelourinho.
Irecê – Rua Coronel Terêncio Dourado, 141-A – Centro (Em frente a Macedo Pneus) – Tel.: 74-9144-9657.

PROJETO FÁBRICA CULTURAL
CURSOS: Manutenção de Micro, Designer Gráfico, Design de estamparia, Design de produtos têxteis e Tecnologias em produção cultural;
VAGAS: 450 em Salvador;
PERÍODO: de 9 a 13 de julho.
CONTATO/ LOCAL DE INSCRIÇÃO - ASSOCIAÇÃO FÁBRICA CULTURAL Rua Artur Bernardes, nº 63 – Dendezeiros. (Rua em frente à Delegacia), Tel.: 3316-1644/ 3237-5540.

PROJETO PRACATUM ESCOLA DE MÚSICA
CURSOS: Gravação Digital em Home Studio, Comunicação em Rádio, Percussão, Assistente de Palco (Hoadie), DJ-Mixagem e Música Eletrônica, Sonorização;
VAGAS: 450 em Salvador;
PERÍODO: 09 a 13/07
CONTATO - ASSOCIAÇÃO PRACATUM AÇÃO SOCIAL: 3276-4255
LOCAL DE INSCRIÇÃO: Rua Paulo Afonso, nº 295 – Candeal de Brotas – 3276-4255.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Programa Jovens Baianos completa sete anos





Por Jabes Soares

Com o objetivo de executar ações integradas para a promoção do desenvolvimento dos jovens, com oportunidades de acesso e permanência na escola, foi criado em 03 de junho de 2005, através da Lei nº 9.511, o Programa Jovens Baianos, no  âmbito da extinta Secretaria de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais – Secomp, hoje Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – Sedes. Justamente quando comemora sete anos, o Programa é presenteado com a assinatura de quatro novos convênios, realizada em evento com a presença da secretária interina da Sedes, Mara Moraes, no último dia 24 de maio, beneficiando 1.750 jovens por meio de qualificação profissional em quatro áreas:  construção civil, tecnologia e produção, arte e tecnologia áudio-visual, arte e tecnologia musical. Os municípios a serem atendidos são: Salvador, Irecê e Senhor do Bonfim, além dos municípios circunvizinhos.

Jovens Baianos

Voltado para a inclusão sócioprodutiva e o desenvolvimento comunitário com práticas de cunho pedagógico, social, cultural, recreativo e esportivo, nas escolas e nas instituições sociais, a partir de 2007 o Programa Jovens Baianos passou por reformulação e, desde então, tem reforçado as ações de inclusão através de investimentos expressivos em preparação dos jovens para o mercado de Trabalho. Neste período, o Programa beneficiou cerca de 12.000 jovens em Salvador e nos municípios de Irecê, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Itamaraju, Mucuri , Teixeira De Freitas , Alcobaça , Prado, Itabela, Itanhém e Jucuruçu.

Entre as principais ações do Programa destacam-se projetos como: Educar para Construir, de preparação para o mundo da Construção Civil; Herdeiros da Terra, de preparação para jovens do meio rural; Rede TV Jovem, de preparação para o meio da Tecnologia Audiovisual; Pracatum Escola de Música, que aborda a Tecnologia Musical; Juventude Pataxó, que beneficiou 300 jovens indígenas da Costa do Descobrimento, dentre outros. O mais recente avanço conquistado, e sem dúvidas um dos mais importantes, foi o lançamento da seleção pública, via edital, para escolha dos projetos sociais, através dos mesmos mecanismos adotados em leis de incentivo, que beneficiarão 1.750 jovens.

É importante destacar que o Programa Jovens Baianos está inserindo no Programa Trilha – Juventude Baiana no Caminho do Trabalho, que tem seu Comitê Gestor sediado na Coordenação de Juventude do Governo da Bahia – COJUVE, e é também conhecido como Trilha Sedes.  Sete anos do Programa Jovens Baianos, sete anos do primeiro Programa do governo do Estado da Bahia para a juventude.