terça-feira, 30 de agosto de 2011

Toque de Recolher


A Defensoria Pública do Estado da Bahia realizará no próximo dia 2 de setembro, a partir das 8h, no Palácio da Aclamação, o Seminário: Toque de Recolher - uma ameaça ao direito de ir e vir?

Tema bastante delicado e que merece mesmo ser debatido.

Parabéns à Defensoria Pública do Estado da Bahia pela organização do seminário!

sábado, 13 de agosto de 2011

Pedro Godinho: as forças do atraso contra o Metrô em Salvador

No último dia 12 o Jornal A Tarde publicou entrevista do vereador Pedro Godinho, presidente da Câmara Municipal de Salvador, que me levou a uma conclusão: é só a administração João Henrique avançar em um quesito para as forças do atraso se manifestar!

Na entrevista, o vereador do PMDB critica o acordo dos governos municipal e estadual em implantar metrô na avenida Paralela, alegando que joga-se fora um trabalho de cinco anos.

Essa declaração me causa uma curiosidade imensa. Será que alguém pode me dizer quando foi que a Câmara Municipal de Salvador debateu a fundo essa questão?

A outra inquietação que me ocorre é em relação aos tais R$ 600 milhões que o SETPS se dispõe a investir. Sobre isso duas coisas:
1) Já que as empresas de transporte lucram tanto, por que não atender às diversas reinvidicações dos estudantes, congelar o valor da tarifa, trocar e aumentar a frota, colocar ônibus mais confortáveis e etcetera?
2) A determinação dos empresários em investir tão alto não é prova de que BRT é a chance do segmento lucrar ainda mais em detrimento da população carente da nossa Salvador?

Pedro Godinho deveria, ao invés de acionar à Justiça para essa questão, fazer justiça à população de Salvador, cobrando da Prefeitura que obrigasse as empresas de transporte a prestar um serviço digno.

Não esqueçamos que há mais de 15 anos que não se faz licitação para a concessão do serviço de transporte em Salvador.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Inscrições abertas para o VII Encontro de Economia Baiana

Estão abertas as inscrições para o VII Encontro de Economia Baiana, que ocorre nos dias 15 e 16 de setembro, no Hotel Pestana, em Salvador. Com o tema “Ciclos Econômicos, Desigualdade e Pobreza”, o EEB reúne pesquisadores, estudantes, empresários e profissionais interessados no debate sobre questões ligadas ao financiamento do desenvolvimento, economia regional e baiana. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do site www.mesteco.ufba.br/encontro.

Refletir e discutir a Economia Baiana, especialmente no que se refere ao mote do evento “Ciclos Econômicos, Pobreza e Desigualdade”, são as propostas do VII Encontro de Economia Baiana, que será realizado nos dias 15 e 16 de setembro deste ano, sob os auspícios do Curso de Mestrado em Economia da Universidade Federal da Bahia, da Agência de Fomento do Estado da Bahia – DESENBAHIA e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia – SEI.

Especificamente, o evento volta-se para:

1. estimular o debate sobre o desenvolvimento baiano;
2. envolver a comunidade acadêmica, o meio empresarial e o corpo técnico estadual nas discussões relacionadas aos rumos da economia baiana e o financiamento do seu desenvolvimento;
3. constituir-se numa oportunidade para exposição e reflexão de novas idéias.

Como ocorreu nas edições anteriores do evento, a programação constará de artigos selecionados nas áreas de Economia Regional, Economia Baiana e Financiamento do Desenvolvimento, além de palestras de especialistas convidados.

Técnicos, pesquisadores e estudiosos da questão do desenvolvimento baiano deverão encaminhar seus trabalhos, visando contribuir para articular e aprofundar o pensamento econômico, além de propor soluções aos múltiplos desafios que estão postos.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Surge um novo movimento no Partido dos Trabalhadores

Datado de 30 de julho de 2011, a "Nota Política" assinada por [até então] militantes da Articulação de Esquerda (AE) aponta golpe político do comando nacional da corrente e anuncia o surgimento de novo movimento no Partido dos Trabalhadores.

Abaixo a nota.


Nota política – Brasília(DF), 30/07/2011
30/07/2011
Comunicado às/aos militantes e filiadas/os do PT
Inaugurar um novo período

Nós, militantes do Partido dos Trabalhadores que integramos até aqui a Articulação de Esquerda (AE), reunidos(as) em Brasília, na sede nacional do PT, vimos informar a toda militância o que segue:

- O Congresso Nacional da Articulação de Esquerda foi inicialmente convocado para os dias 29, 30 e 31 de julho de 2011 com o objetivo de atualizar o programa, a tática, a política e eleger a nova direção da tendência;

- Nesse processo se organizaram-se duas teses para o debate. Os signatários desse comunicado apresentamos o projeto de resolução intitulado “Inaugurar um novo período”;

- No processo de construção do Congresso Nacional da AE evidenciou-se que a maioria da antiga direção da AE usaria de todos os artifícios para impedir que as/os poiadoras/es do texto “Inaugurar o novo período” se tornassem majoritários com questionamentos fundamentalmente sobre delegações municipais e estaduais alinhadas com nossa tese;

- Esse processo culminou na decisão da maioria da antiga direção nacional da AE, que rasgou o regimento e votou sumariamente, sem direito ao contraditório, contra o credenciamento da maior delegação do Congresso, apoiadora do texto “Inaugurar um novo período”;

- Essa decisão, considerada um golpe político, teve como objetivo impedir que a maioria efetivamennte constituída vencesse o Congresso da Articulação de Esquerda;

- A maioria das/os delegadas/os do Congresso da AE, eleitas/os em diversos Estados, discordaram da decisão e decidiram instalar uma plenária nacional com o objetivo de iniciar uma movimentação, em diálogo com diferentes tendências, grupos e lideranças, para a constituição de um novo campo socialista no Partido;

- Respeitamos os lutadores e lutadoras que seguem na Articulação de Esquerda. São companheiras/os valorosos, com os quais continuaremos dialogando no âmbito da esquerda petista.

Ante o exposto, informamos que realizaremos um Seminário Nacional no dia 1º de setembro, em Brasília, para discutir os rumos, o nome, o programa, a tática e a política do novo movimento.

Ao mesmo tempo, dialogaremos com as direções nacional, estaduais e municipais do PT, bem como das entidades do movimento social onde atuamos, com o objetivo de assegurar a continuidade de nossa presença nesses espaços, de acordo com nossa representatividade.

Delegados e delegadas, signatários/as do texto Inaugurar um Novo Período, ex-militantes da Articulação de Esquerda do PT.

Brasília(DF), 30 de julho de 2011.

Contatos:

Angélica Fernandes
fernandes.angelica@gmail.com

José Fristsch
josefritsch@yahoo.com.br

Larissa Campos (Lalá)
lala.epr@gmail.com

Valmir Assunção
falavalmir@falavalmir.com.br

Luciana Mandelli
lu.mandelli@gmail.com

Cleberson Zavaski(Binho)
cnbinho@gmail.com

Renata Rossi
renatarossi2011@gmail.com

Danilo Chaves
daniloptmg@gmail.com

Ariely de Castro
arielydecastro@gmail.com

Julian Rodrigues
julianvic@gmail.com

Tânia Slongo
taniaptsc@gmail.com

Tassio Brito
tassiobrito@yahoo.com.br

Geanys Vilhalba
geanys@gmail.com

Guilherme Guimarães
gui.guima@yahoo.com.br

Lorena Lima
lorenalimahistória@yahoo.com.br

Ivan Alex
ivanalexba@hotmail.com

Fernanda Rodrigues
ferfeminista@gmail.com

Altemir Gregolin
altemirgregolin2@gmail.com

Érika Gomes
erikaptguaru@gmail.com

José Serafim
serafimjp@hotmail.com

Conferência de Juventude de Retirolândia



A Prefeitura convocou e o Conselho Municipal de Juventude conduziu a 3ª Conferência Municipal de Juventude de Retirolândia, etapa integrante da II Conferência Nacional de Juventude realizada no dia 29 de julho de 2011, na Câmara de Vereadores da Cidade.

Estiveram presentes na abertura o Secretário de Ação Social do município Altamirando Neto, o vereador e membro da Comissão Organizadora Municipal, Marinaldo Maciel, o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Nivaldo Garcez de Lima, a representante do MOC, Isabel Santos, o Soldado Erielton, representando a PM do município, Rosânia Trabuco, representante da FATRES. A coordenação da conferência foi feita por Laudécio Silva e Camila Oliveira membros do conselho municipal de Juventude.

Depois da leitura do regimento interno e composição da mesa de abertura, foi realizada apresentação de dança do Grupo de Arte União da Juventude Popular, da Comunidade de Lagoa Grande.

A primeira palestra foi feita pelo representante da Polícia Militar de Retirolândia, o soldado Erielton que abordou o tema “Drogas e seus impactos na sociedade”. O representante da COE, Jabes Soares, do Programa Jovens Baianos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), saudou os presentes após a palestra do soldado Erielton, destacando a importância de todos os jovens retornarem para a segunda parte da Conferência, onde teriam a oportunidade de discutirem os temas que envolvem diretamente a Juventude.

Após o intervalo para o almoço teve início a segunda parte da Conferência, com a participação do representante da COE, debatendo sobre o texto base nacional que norteia a realização da II Conferência Nacional de Juventude, os eixos temáticos e os critérios para eleição dos delegados.

Com um total de 130 inscritos, a conferência de Juventude de Retirolândia elegeu 1 delegado para a etapa estadual, 1 delegado do conselho municipal de juventude para as Conferências Estadual e Nacional e 13 delegados para a etapa territorial.