terça-feira, 29 de março de 2011

Zé Dirceu em ciclo de formação política da Juventude do PT/BA


O Ex-deputado federal e ex-ministro da Casa Civil do Governo Lula, José Dirceu, será palestrante na terceira etapa do ciclo de formação política da Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) que será realizada no Auditório do PAF 3 (UFBA), na terça-feira, dia 5 de abril de 2011, a partir das 18h30.

Já palestraram para a JPT o professor da UFBA Muniz Ferreira, debatendo a trajetória do socialismo no século XX, e o geógrafo e jornalista Milton Pomar, abordando a revolução socialista encarada pela China.

domingo, 27 de março de 2011

E essa tal humanidade....

Encontrei essa imagem (um policial usando spay de pimenta em uma criança no Rio) em uma das redes socias com atualizações frenéticas e de forma diversa e me coloquei a reflexionar esse caso em especial e expandir a imagem para uma análise social mais ampla.

Me aprofundando, buscando a raiz de atitudes como esta, me deparo com o conceito de coisificação das relações sociais, por Marx, num processo de desumanização dos indivíduos que integram e se alienam na engrenagem do capitalismo.

Considerando o capitalismo o tal sistema sócio econômico que tem como base principal a alienação do trabalho, considera-se também a ampliação dos efeitos dessa separação do ser humano trabalhador de sua "essência" e as consequências disso em toda a estrutura que sustenta esse sistema.
Como assim?

As características observadas no modo de produção capitalista não têm fim em sim mesmo, a gravidade é ainda maior pois outras instâncias sociais são contaminadas com a tal desumanização, afetando a educação, política, cultura, religião, e tantos outros fatores que compoem a personalidade da sociedade.

Resumindo grosseiramente e relacionando com o motivo da abordagem (a foto), a coisificaçao humana é observada em atitudes perversas como essa ou de um motorista que atropelou dezenas de ciclistas em Porto Alegre ou incontáveis outos exemplos em nossa sociedade em que o sucesso de uma economia é julgado pelo volume de sua produção e não pela maneira que está e direcionada, em que um celular é motivo para um assasinato, em que você é julgado inicialmente pela maneira como se veste, ou por seu poder financeiro...


Para não fugir muito do órbita do assunto me pertmito concluir com um questionamento que sintetiza tudo isso.

Posso chamar de humana ou racional uma atitude "legitimada" por uma hierarquia social, falsamente definida por um sistema cruel em sua essência?

Se isso é ser humano e racional eu não sei o que sou!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Primeira base da UPP em Salvador

Entendemos que os altos índices de violência e criminalidade em Salvador só poderão ser minimizados com ações que foquem a inclusão social dos nossos jovens. Porém, observamos com especial atenção a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) na Bahia, tendo como pontapé inicial a base na Comunidade do Calabar.

O jornal A Tarde do hoje traz matéria especial sobre o tema, destacando o fato do Calabar não ser dos primeiros bairros em índices de ocorrências policiais, sendo antecedido pelo Subúrbio Ferroviário, Tancredo Neves e Nordeste. Isso não significa que não mereça a atenção, afinal quando comparado o numero populacional das comunidades citadas com as ocorrências policiais, percebemos a realidade.

Esperamos que os acertos das UPPs no Rio de Janeiro se repitam em Salvador e que tal ação possibilite inauguração de novo momento na relação do Estado com as comunidades de nossa cidade.


Jabes Soares

A Hora do Planeta em Salvador




Ato simbólico mundial com o objetivo de chamar a atenção para o aquecimento global, A Hora do Planeta, idealizada pela Rede WWF [organização não governamental internacional de conservação da natureza, com sede na Suiça], acontecerá no próximo sábado, dia 26 de março.

Para a programação oficial, pede-se que todos e todas apaguem as luzes por uma hora das 20h30 às 21h30, horário de Brasilia.

Em Salvador, o ato será realizado no Farol da Barra, e contará com Luau e apresentações culturais. A programação terá início às 20h30.

Apoiamos e aplaudimos o evento!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Lula e o almoço oferecido a Obama

De tanto a mídia repercutir a ausência do ex-presidente Lula no almoço oferecido pela presidente Dilma a Barack Obama, e após a publicação da entrevista do presidente de honra do PT à Folha de S. Paulo, decidimos dizer: foi, sim, acertada a decisão de ex-presidente.

Com toda sua popularidade, e por até pouco tempo atrás ser o principal alvo da imprensa brasileira, Luis Inácio ofuscaria pelo menos um dos dois presidentes. Como a visita já passou, e todos nós tivemos a oportunidade de perceber como a grande mídia [sobretudo a Rede Globo] se comportou, concluimos que não se faria qualquer esforço para destacar nossa presidente Dilma.

Lula acertou em não ter ido e, acertou também quando falou que o momento era importante para Dilma.

Abaixo a entrevista.

Folha – Por que o senhor recusou o convite da presidente Dilma Rousseff?
Lula - Veja, eu saí do governo há dois meses só.

Folha - Mas era apenas um almoço.
Lula - Todos os outros ex-presidentes brasileiros foram.
Todos os outros ex-presidentes foram porque eles saíram do governo faz tempo. É diferente. Então eu acho que a visita do Obama ao Brasil… não pelo que ele anunciou porque… [bate as mãos uma na outra para mostrar que Obama, em sua opinião, não assinou nada de extraordinário na visita que fez ao país]. Mas pela visita, pelo simbolismo da visita dele ao Brasil, à Dilma, era um momento muito importante para ela, eu não deveria, eu poderia atrapalhar.

Folha - Não foi então uma tomada de posição?
Lula - Não. Veja, eu fui presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. E depois que eu saí, os presidentes que me sucederam podem testemunhar -nem todos estão aqui, mas o Vicentinho [o deputado Vicente Paulo da Silva, que estava na homenagem a Lula] está aí, você pode falar com ele -eu participava do movimento, mas eu não aparecia em assembleias, eu achava que tinha que me retirar.

Folha - O senhor sempre disse que ministro seu que tirasse os sapatos em aeroporto dos EUA para ser revistado, como fez um chanceler do governo FHC, deixaria de ser ministro. E agora nós vimos ministros do governo Dilma sendo revistados pela segurança em território brasileiro.
Lula - A segurança americana exagerou.

Folha - Mas o senhor os demitiria?
Lula - Eu acho que foi um exagero, um exagero.

Por: Folha de S. Paulo

terça-feira, 22 de março de 2011

Racismo ainda consegue surpreender


Deputado federal Júlio Campos (DEM/MT)
Deputado Federal esquece nome de ministro do Superior Tribunal Federal (STF) e o chama de "moreno escuro".

Não seria de se espantar, já que vem de membro de partido político arquirival do sistema de cotas. Mas, como se trata de homem público, cabe dizer que ele teria a obrigação de saber quem é Joaquim Barbosa. Onde Vossa Excelência estava, deputado Júlio Campos, quando o ministro Joaquim Barbosa falou o que Gilmar Mendes precisava ouvir?


Reproduzimos a matéria da Folha.com


Jabes Soares

Em quatro anos, 9.715 são presos pela Lei Maria da Penha


Balanço do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) divulgado nesta terça-feira aponta que, em quatro anos, 9.715 pessoas foram presas em flagrante com base na Lei Maria da Penha, que pune a violência doméstica contra a mulher.  
O balanço considera processos distribuídos nas varas e juizados especializados no tema desde a entrada em vigor da lei, agosto de 2006, até julho de 2010.
No período, foram distribuídos mais de 330 mil processos envolvendo a lei, mas apenas um terço --111 mil-- resultou em decisão.
Além dos presos em flagrante, o balanço aponta que foram decretadas 1.577 prisões preventivas.
Apesar do objetivo inicial da lei ser proteger as mulheres, alguns juízes já usam a lei para julgar processos envolvendo casais homossexuais.
O balanço ainda é parcial, pois atualmente o CNJ não possui informações detalhadas de todas as varas e juizados especializados no país --são 52 unidades em todos os Estados, exceto Sergipe, Paraíba e Rondônia. Segundo o CNJ, Paraíba e Rondônia prometeram instalar uma unidade em curto prazo.
Nos locais onde não há unidades especializadas, as varas criminais acumulam competência para processar e julgar os procedimentos da Lei Maria da Penha.
Os números podem ser maiores, já que os tribunais de muitos Estados catalogam processos e decisões de forma diferente. Para corrigir as distorções, o CNJ realiza estudos para padronizar as informações em todo o país.
A estrutura do Judiciário envolvida no atendimento às mulheres nas unidades especializadas contava, no período, com 480 pessoas entre juízes, servidores, psicólogos e assistentes sociais. 
Fonte: 
Folha.com 
Rafaela Cruz
 
 

Posse do Conselho Estadual de Juventude


Jabes Soares

Parabéns ao Projeto Educar para Construir

Reproduzimos matéria da Agecom sobre o Projeto Educar para Construir, aproveitamos para parabenizar a SEDES, a coordenação do Programa Jovens Baianos e a ONG Cooperação para o Desenvolvimento  e Morada Humana pelo prêmio. Principalmente por se tratar de Juventude.
Projeto de Inclusão Profissional de Jovens Conquista Prêmio Nacional
O projeto Educar para Construir, viabilizado pelo governo baiano, conquistou um prêmio nacional concedido pelo Fundo Itaú de Excelência Social - o Fies 2010 -, concorrendo com 278 projetos de todo o Brasil na categoria Educação para o Trabalho. A iniciativa já capacitou 1,7 mil estudantes de Salvador, nas áreas de construção civil e esporte, e apresenta taxa de empregabilidade superior a 75%.


A ação é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio do Programa Jovens Baianos, com a ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM). No valor de R$120 mil, o prêmio viabilizará a criação de duas turmas que serão formadas profissionalmente na área administrativa voltada para a construção civil. Os beneficiados do projeto são jovens, com idade de 16 a 24 anos, matriculados na rede pública e oriundos de famílias atendidas pelo programa Bolsa Família. Eles também ganham uma bolsa como ajuda de custo.


“É fundamental criar iniciativas que levem em conta os jovens em situação de vulnerabilidade social e que almejam mudança nas suas vidas”, afirma o secretário Carlos Brasileiro. Para ele, o prêmio – o terceiro recebido pelo projeto em quatro anos de atividade – confirma a excelência do trabalho e os resultados obtidos.


Segundo o coordenador do Programa Jovens Baianos, Glauco Chalegre, atualmente 400 jovens participam do ‘Educar para Construir’. O ciclo de qualificação dura um ano. São cinco meses voltados para capacitação teórica e sete reservados à experiência prática em empresas. Os jovens entre 18 e 24 anos são qualificados nas áreas de pedreiro, pintura, elétrica, hidráulica, carpintaria, almoxarife e desenho AutoCad. Para os que têm idade de 16 a 17 anos, a ação é focada em práticas esportivas.
Parceria com o governo
O coordenador executivo e financeiro da CDM, Heli Mansur, diz que a parceria com o governo é imprescindível para o alcance dos resultados, tanto no aporte de recursos quanto para a maior credibilidade do projeto. “Isso reflete diretamente na dimensão política de sustentabilidade, que é importante para a captação de parceiros de outras organizações e da iniciativa privada, por meio das empresas que contratam os jovens, primeiramente como aprendizes, e depois como funcionários efetivos”, disse.
Fonte:

Jabes Soares

segunda-feira, 21 de março de 2011

"Diga-me com quem tu andas, eu direi quem tu és"

Ainda sobre a "visita do Obama ao Brasil", depois de uma leve análise da sua repercussão e de termos sidos provocados a avaliar o resultado do acontecimento, observamos que, ainda que o evento não tenha colocado o Brasil numa posição de subserviência, (diga-se que devido à postura acertada do Governo Lula em suas relações internacionais) sente-se no ar o clima de tranquilidade pela aprovação do dos EUA aos rumos seguidos pelo Brasil. Como se ele, o chefe mor, estivesse em uma missão superior para avaliação do nosso desempenho.

Sinceramente, esse blog espera que seja apenas uma impressão, resultado de uma suspeita que tem como embasamento o histórico imperialista norte-americano.

Querendo ou não, o posicionamento influente que o Brasil alcançou internacionalmente, o respeito que conquistou, o protagonismo na América do Sul, não deveram-se a uma política de proximidade com os EUA, seja sob o "comando" do Bush ou do Obama, que no fim das contas representam um estado que mantêm a mesma estrutura política-econômica e defende, ainda, seus interesses em detrimento da soberania de outros povos, talvez agora ainda mais arisca, na tentativa de recuperação da crise. Aliás, quais foram mesmo os resultados dessa visita? Ou a pergunta correta seria: o quão importante é o pré-sal para os americanos?

Esse movimento de reaproximação talvez não seja uma tática tão boa, se realmente nosso objetivo for trilhar um caminho rumo à soberania, igualdade e justiça social no Brasil. Como expressa o antigo ditado: "Diga-me com quem tu andas, E eu direi quem tu és!"

E convenhamos, apesar do brilho nos olhos da grande mídia, os EUA não se tratam de um modelo bem sucedido que merece ser seguido.


15 fatos que indicam a maior desigualdade social da história americana. Situação semelhante desencadeou a Grande Depressão (Bussiness Insider - Fonte: Luis Nassif Online )
(Informações de novembro de 2010)
1) O topo de 0,01% da população ganha 976 vezes mais do que 90% dos americanos. (The Nation Online)
2) Metade dos americanos detem somente o 2,5% da riqueza nacional. O 1% mais rico, 33,8% (Institute for Policy Studies)
3) O 1% mais rico detem 50,9% das ações americanas. O 50% mais pobre, 2,5%.
4) Em 1986, o 1% mais rico levava 38% dos ganhos de capital, enquanto que o 80% mais pobre tomava o 25%. Hoje, o 1% mais rico leva quase 58%, e o 80% mais pobre, 13%.
5) Enquanto que na última década os salários dos CEOs cresceram 298,2%, a paga dos trabalhadores aumentou somente 4,3%, e o salário mínimo diminuiu 9,3%.
6) O salário hora promédio se mantém práticamente no mesmo valor real desde 1964 (ao redor de 18 dólares/ hora)
7) A taxa de poupança pessoal caiu de 10,9% em 1982 a 2,7% em 2008 (BoEA)
8) As chances de ascensão social, que na década de 40 eram de 12%, hoje são de menos de 4%
9) Em 1962, o 1% mais rico detinha 125 vezes mais riqueza que a família americana promédio. Hoje a razão é de 190 vezes. (NYT)
10) A carga tributária do 1% mais rico era de mais de 60% em 1968, hoje é de menos de 40%
11) Os EUA redistribuem a riqueza até 3 vezes pior que países desenvolvidos como Finlândia, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Holanda, Austrália e Canadá.
12) A diferencia de ingressos entre a população é o dobro dos países da OECD
13) Essa diferença não diminui há 20 anos
14) Onde há maior diferença é perto de Wall Street e do Texas
15) O 1% mais rico viu sua riqueza dobrar desde 1979. O 90% mais pobre experimentou uma diminuição da riqueza.



Rafaela Cruz

Tânia Palma é nova ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia

O Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia escolheu – da lista tríplice estabelecida pela sociedade civil, através do conselho operativo – na última sexta-feira (18), Tânia Palma como nova ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia, em substituição à Dra. Anhamona de Brito.
Tânia foi a primeira da lista tríplice, obtendo 14 votos, contra 7 de Jorge Salles e 1 voto de Pascoal dos Santos.
Este blog deseja à Assistente Social por formação e militante ativa das causas sociais, sucesso no seu mandato!

Jabes Soares

"Ordem" de bombardeio à Líbia em terras brasileiras

Certamente a massa do povo brasileiro se encheu com o alvoroço encenado pela Globo. Pessoalmente, apesar de não acompanhar o noticiário televisionado, sentia os rumores da grande mídia e em passagem de olhos pela manchetes algo me incomodou de forma pontual:

Foi no mínimo irritante o fato do Sr. Obama ter autorizado o início dos bombardeios à Líbia no meio de uma reunião com nossa presidenta Dilma, aqui no Brasil.
Se bem que... creio que tenha se tratado apenas de formalidades, pois o presidente dos EUA não é exatamente esse ser de poder em seu país. Mas considerando o perfil do Brasil e sua situação de visitante foi sem dúvida uma falta de respeito.



Rafaela Cruz



Abaixo o artigo do Zé Dirceu:


"Zona de exclusão", novo nome de invasão - Zé Dirceu

É, invasão e bombardeio, agora, mudaram de nome e chamam-se "zona de exclusão aérea". Refiro-me, obviamente, àquela história de "zona de exclusão aérea" apovada 6ª feira pp. pelo Conselho de Segurança da ONU, pura balela, mera chancela da Organização para a invasão e bombardeio da Líbia, decididos já muitos dias antes.

Desde sábado, não há mais como esconder o óbvio: "zona de exclusão aérea" é eufemismo puro, o que as potências desenvolvidas querem - EUA à frente - é bombardear a Líbia. O presidente Muamar Kaddhafi anunciou, na 6ª feira mesmo, haver adotado o cessar-fogo e até pediu uma comissão internacional para fiscalizar a medida.

O que vimos? EUA e potências não quiseram nem saber. Despejaram bombas e mísseis na Líbia - 110 mísseis só no sábado, nas primeiras horas do ataque desfechado por EUA, França, Inglaterra, Itália e Canadá. Ontem (domingo), Kaddhafi garantiu que adotava novo cessar fogo. Que nada, sem inspeção externa ou destes próprios aliados, eles continuam despejando bombas por mar e ar na Líbia.

Obama interrompe reunião com Dilma para ordenar bombardeio

Aliás, o presidente dos EUA, Barack Obama autorizou o início dos bombardeios - decididos há muito tempo, independente do que Kaddhafi fizesse - exatamente no momento em que tinha a única audiência reservada de uma hora com a presidenta Dilma Rousseff e recebeu um bilhete de sua assessoria.

A secretária de Estado, Hillary Clinton, em Paris, ao lado de governantes da França, Inglaterra, Itália e Canadá animava o circo. Obama pediu um minuto à presidenta brasileira e na volta disse que autorizara o bombardeio da Líbia.

O resultado é trágico: a morte de civis. A ponto de a Liga Árabe - integrante da coalizão de países aliados - protestar. Algo mais ou menos na linha "êpa, a morte de civis não estava no combinado..."

Direitos humanos no Bahrein, Iêmen e Síria, como ficam?


Vale lembrar que o Bahrein continua invadido; o Iêmen rebelado e reprimido; e na Síria, 10 mil manifestantes protestaram no sepultamento dos 5 rebeldes mortos num ato da semana passada, numa cidade a 100 km de Damasco.

Assim, e a propósito: o Conselho de Segurança, EUA e aliados vão aprovar "zona de exclusão aérea" para proteger os direitos humanos da oposição e da população civil no Bahrein, no Iêmen e na Síria?

Fonte:

O Partido Social Democrata e sua composição na Bahia

A se confirmar o desenho de partido reunido no último domingo, dia 20, o Partido Social Democrata (PSD) pode nascer como o segundo maior em bancada federal e estadual na Bahia.


Definido como “um partido do povo, para o povo” pelo seu “idealizador” e principal articulador, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab em lançamento oficial realizado no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, na capital soteropolitana, o PSD pode contar com figuras como o vice-governador baiano Otto Alencar e o comunista deputado Edson Pimenta.

Como destaca o jornal A Tarde desta segunda, o PSD contaria já no lançamento com os deputados federais José Carlos Araújo (PDT), Paulo Magalhães (DEM), Jânio Natal (PRP), Fernando Torres (DEM) e Edson Pimenta (PCdoB). Além dos estaduais Ivana bastos (PMDB), Maria Luiza Láudano (PTdoB), Gildásio Penedo (PMDB), Angelo Coronel (PP), Rogério Andrade (DEM), Adolfo Menezes (PRP), Alan Sanches (PMDB), Timóteo Brito (PMDB). Sem contar o vice-governador Otto Alencar e os prefeitos, o PSD já se estabeleceria como o segundo maior  partido da Bahia em representação nos legislativos Federal e Estadual, somando 5 federais e 8 estaduais.

Sendo assim, os partidos que mais perderiam parlamentares seriam PMDB, com a saída de 3 estaduais, e DEM com a perda de 2 federais e 1 estadual. Talvez seja essa a preocupação do deputado ACM Neto e o que o levou a chamar de “adesistas” aqueles que pretendem ingressar no novo partido. Em entrevista ao Bahia Notícias, o líder do DEM na Câmara Federal diz preferir manter a coerência, ao comentar a ida de prefeitos e demais lideranças ao partido que surge com a inclinação para a base de sustentação do governo Wagner. Clique aqui pra ler a íntegra da entrevista de ACM NETO ao BN. Já o ex-ministro Geddel Vieira Lima mostra naturalidade ao comentar em seu twitter a ida três deputados PMDBistas para o PSD de Kassab:

Jabes Soares (@jabessoares): @geddel_ dos oito dep. estaduais q ensaiam filiação ao PSD, 3 são do PMDB. Como vê isso?

Geddel Vieira Lima  ( @geddel_): @jabessoares com a naturalidade de quem conhece a natureza humana


A expectativa é para saber se haverá tempo hábil para o PSD recolher as assinaturas e cumprir o prazo jurídico para disputar as eleições de 2012 e, também, como se dará sua participação na capital baiana. 

Se há algo positivo neste assunto, sem dúvida é para a base de sustentação do governo Wagner, que ganha numericamente, porém, o que há de se extrair ideologicamente das figuras aqui citadas, é questão para se analisar.

O que este blog tem certeza é que tal partido embolaria ainda mais o meio de campo para a sucessão do atual prefeito de Salvador, visto que “figurões” do PP - partido do secretário da Casa Civil de João Henrique, João Leão - ingressam no PSD e podem pleitear candidatura própria, ou, quem sabe, defender apoio do PSD ao candidato do PT.

Jabes Soares

Bahia sofre pressão do Conquista, mas consegue empate fora de casa

Jogando fora de Casa, o tricolor encarou a boa equipe do Vitória da Conquista e logo aos 6 minutos do primeiro tempo sofreu o primeiro gol, marcado pelo jogador Lei. O primeiro tempo foi praticamente todo dominado pelo time do Estádio Lomanto Júnior.

Na segunda etapa, o Bahia voltou mais organizado e logo no início conseguiu o empate com gol de Marcos, aos 5 minutos. O Conquista continuava realizando bom jogo, porém o Bahia virou com Ramon cobrando de pênalti aos 40. O tricolor já comemorava a vitória, até linda cobrança de falta do jogador Lei aos 46, empatando o jogo. Final Conquista 2x2 Bahia.

Jabes Soares

Vitória estréia vencendo nas quartas de final

Jogando no Estádio Armando Oliveira contra o dono da casa, Camaçari, o Vitória venceu por 2X0 com gols de Elkeson e Nikão. Apresentando bom futebol e entrosamento, o rubro-negro desponta como líder do grupo 4.

O próximo desafio do Clube é exatamente com o segundo colocado no grupo [com mesmo número de pontos], o Serrano, na próxima quarta-feira, às 21h50, No Estádio Manoel Barradas.

Jabes Soares

domingo, 20 de março de 2011

Novela do SBT contará com depoimento de Emiliano José

Com estréia prevista para o dia 4 de abril, a novela "Amor e Revolução" do SBT abordará a ditadura militar e os porões da tortura. o deputado federal pelo PT da Bahia, Emiliano José, que foi preso e torturado na época foi entrevistado e seu depoimento deverá ser usado nos episódios.

Apesar da relevância do regime militar, os autores de novelas até então, não se debruçaram para expor o tema. É o que faz agora o SBT, do roteirista Tiago Santiago, mostrando como era a política de Estado e como agiam os militares terroristas, atores do Golpe de 1964.

Do cinema podemos destacar obras como os filmes “Cabra Marcado para Morrer” (1984), de Eduardo Coutinho, “Lamarca” (1994), de Sérgio Rezende, “O que é isso, companheiro” (1997), de Bruno Barreto; “O ano em que meus pais saíram de férias” (2006), de Cao Hamburguer; “Zuzu Angel” (2006), de Sérgio Rezende; “Batismo de Sangue” (2007), de Helvécio Ratton; “Cidadão Boilesen” (2009), de Chaim Litewski. Temos, ainda a série "Anos Rebeldes" (1992), ispirada no ano de 1968.

Fonte:


Jabes Soares

Bem vindo(a) ao Soteropolítica!

Nada mais natural que nosso primeiro post se dedique a uma mensagem  de boas vindas. E assim será!
Esse mundo da comunicação virtual, cada vez mais amplo e diverso, nos permite um maior raio de contato com indivíduos de todo o planeta, de culturas, idiomas, interesses e visões diversas e com essa dinâmica observa-se uma mudança nos tipos de vínculos que são criados atualmente, numa espécie de grande raio de muitas relações superficiais, em que normalmente centenas de "amigos", "seguidores" ou "contatos", conhecem (ou imaginam que conhecem) minha ideologia, sabem o que eu fiz nas férias, e as vezes até o que estou sentindo ou fazendo no exato momento, mas que ao mesmo tempo pode ser desvinculado por um simples "bloqueio" que parte de apenas um dos lados. Isso é no mínimo reflexo da fragilidade desses laços.
Entretanto é também a quebra de diversas barreiras geográficas de tempo-espaço, os limites vão desaparecendo e as possibilidades se multiplicando. 

Toda essa introdução é no final das contas para te desejar boas vindas, pois se chegou até aqui é por possuirmos algo em comum, um interesse, um amigo, uma curiosidade, ou seja apenas o acaso.

Aqui vamos falar um pouco de tudo...
Política, economia, música, cinema, curiosidades e tudo que nos interessa e que consideramos a importância do compartilhamento.
Mas como deve ser notado em nosso título, temos uma leve inclinação para o debate político-social, que no final das contas se conecta com os demais temas.

Sinta-se à vontade para comentar, nos contactar e voltar sempre que desejar.


Para acompanhar nossas atualizações siga o @Soteropolítica também no twitter!

Rafaela Cruz